BLOG COOPERFORTE
  • Atualidades

Publicado em Atualidades , dia 1 de junho de 2015

Tem lazer que não custa nada. E vale muito…

Por: Cooperforte

topo_lazergratis

Não é porque as contas do mês estão comprometendo quase todo o orçamento, e até estrangulando o bolso, que a diversão e o lazer precisam ficar fora da vida. Afinal, existem muitas formas de se divertir muito e gastar pouco, inclusive ganhando saúde, experiência e conhecimento.

Fazer exercícios físicos ao ar livre, por exemplo. Caminhar, correr, andar de bicicleta ou praticar algum esporte com os amigos gera bem-estar e satisfação e não custa nada. Isto acontece também com quem anda livremente pelas ruas prestando atenção na paisagem urbana: os grafites, cartazes, detalhes da arquitetura, objetos nas janelas não só distraem como  ajudam a conhecer e entender o modo de vida das pessoas e a cultura urbana da cidade. Isto, pode ser tema para boas conversas, que também são formas gratuitas de lazer.

Dedicar-se ao que gosta, desenvolvendo ou aprimorando habilidades, é mais um item importante desta lista. Sendo assim, que tal dedicar-se a algum hobbie, seja ele música, jardinagem, reciclagem, gastronomia, para ocupar, prazerosamente, suas horas vagas?

Aumentar o círculo de relacionamentos e visitar periodicamente os amigos são outras formas de diversão, principalmente quando isto envolve alguma atividade de lazer. Pode ser assistir jogos de futebol na televisão, discutir uma notícia que está em pauta, realizar em conjunto alguma atividade de interesse comum, como pesquisar e aprofundar-se sobre algum tema específico. Saúde, tecnologia, literatura, cinema ou, simplesmente, ócio.

Principalmente nas médias e grandes cidades, não é preciso fazer grande esforço para descobrir que existem programações esportivas e culturais gratuitas, entre elas shows, feiras, concertos, quermesses, visitação a museus e muito mais.

Mas uma coisa, antes de mais nada e acima de tudo, é fundamental: que a pessoa esteja internamente mobilizada para relacionar-se com o mundo, numa forma espontânea de intercâmbio que enriqueça seus conhecimentos e suas experiências. Entretanto, como toda regra tem exceção, não são raros os casos em que é o lazer que promove transformações, abrindo para a alma a janela do mundo…