BLOG COOPERFORTE
  • Atualidades

Publicado em Atualidades , dia 18 de junho de 2015

Multitarefas: muitas vezes, quem tudo quer, tudo perde!

Por: Cooperforte

topo_multitask

Em um mundo veloz como o de hoje, em que o dia parece pequeno, graças ao volume de coisas que precisam ser feitas – cada vez com mais urgência e em menor prazo -, ser multitarefa é mais do que um sonho: é uma exigência para muita gente.

E para ser multitarefa é fundamental estar permanentemente “hiperconectado”, ou seja, acompanhar em tempo real tudo o que acontece. Dar respostas imediatas a telefonemas, e-mails, mensagens pelo Whatsapp, ufa! No fim do dia o multitarefa está esgotado. E nem sempre com o dever cumprido…

O certo é que isto tem um preço, que não é pequeno. Pode afetar a saúde e o bem-estar, influenciar na disponibilidade e na qualidade dos relacionamentos, expor a pessoa a riscos os mais diversos e até comprometer sua produtividade no trabalho e nos estudos. Não é sem motivo que a sabedoria dos mais vividos recomenda fazer uma coisa de cada vez.

Muitas vezes, atender prontamente a todas as demandas do mundo atual fica mais fácil quando se identifica e estabelece uma ordem de prioridade, importância e urgência. Ou seja, quando se define a sequência lógica das atividades que precisam ser executadas, levando em conta, inclusive, a interdependência que pode haver entre elas. Com esta forma de organização, é possível ter sempre o controle da situação e estabelecer alternativas que entram em vigor em caso de imprevistos e emergências e diminuam o impacto negativo provocado por fatores externos.

Além da organização das tarefas, atividades e rotinas, psicólogos recomendam que se reserve sempre um tempo para si próprio. Para fazer o que nos dá prazer, relaxa, recupera nosso ânimo e reabastece nossas energias. Seja um hobby, uma ação voluntária ou, simplesmente, a reflexão e o ócio.

Na maioria das vezes, na ânsia de fazer tudo,  o multitarefa acaba esquecendo de si mesmo…

Para saber mais sobre este assunto, leia também:

Quanto custa ser multitarefa?

 Ser multitarefa ajuda a ganhar tempo?