BLOG COOPERFORTE
  • Atualidades

Publicado em Atualidades , dia 8 de junho de 2015

Alimentos para o corpo e para o entusiasmo

Por: Cooperforte

topo_comida

Mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico e com a automação que tornou mais fácil e mais rápido desenvolver muitas tarefas, o ritmo da vida atual é bastante intenso.

A todo instante as pessoas recebem infinitas informações, mensagens, demandas, comandos e apelos que concorrem com as múltiplas obrigações e atividades que precisam realizar, quase simultaneamente, para que não falte nada na vida pessoal nem na profissional. E estas exigências, sem dúvida, são fatores de estresse. Mas existem alguns recursos que auxiliam na redução do estresse e um deles, por exemplo, é controlar o volume de informações eletrônicas que recebe, processa e compartilha, pois estas mensagens roubam atenção e consumem o tempo tanto de quem envia quanto de quem recebe.

Outro fator muito importante no combate ao “mal de nosso tempo” é a alimentação. Juntamente com o controle do peso,  repousos no tempo necessário e exercícios físicos, a adequação e a disciplina alimentar tem grande efeito sobre a saúde, diminuindo o desgaste físico e mental e contribuindo para o bem-estar. No caso do estresse, destacam-se os seguintes alimentos:

Leguminosas – grãos como feijão, ervilha e lentilha, ricos no aminoácido triptofano, ajudam na formação de serotonina, que induz à sensação de felicidade.

Cereais – arroz e aveia são ricos em vitamina B, proteína magra, vitaminas e potássio – um complexo muito útil para inibir o estresse.

Laticínios – leite, queijos e iogurtes  também devem fazer parte da alimentação saudável, pela quantidade de proteínas, ácidos graxos e sais minerais que possuem.

Frutas – especialmente a banana, que é muito rica em potássio, proteínas, vitaminas e triptofano, também existente nas leguminosas.

Ovos – na quantidade adequada, também devem ser consumidos por quem quer se livrar do estresse, pois são ricos em proteínas, vitaminas e aminoácidos, que estimulam a criação de serotonina.

Mas para que o bem-estar comece logo no momento da alimentação, é importante que ela seja feita calmamente em um ambiente limpo, organizado, com iluminação agradável e sem poluição sonora nem atmosférica. Se a isto tudo for possível aliar uma bela paisagem, então o resultado será melhor ainda…